pesquisa sobre nível de aprendizagem em matemática
O presente trabalho foi realizado para a disciplina de Probabilidade e Estatística, lecionada pelo professor Francisco no 4º periodo do curso de Ciências da Computação.
O estudo tem como objetivo mostrar o desenvolvimento e aptidão dos alunos sobre a matéria de Matemática através de uma pesquisa de campo, onde foi possível atrelar o conhecimento à prática.
Este trabalho teve como principal meta fazer um estudo onde foi analisado e comparado o rendimento escolar do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Unidade Integrada Hosano Gomes Ferreira I, observado os gostos dos alunos em relação às disciplinas.
METODOLOGIA
Para a realização do trabalho foi elaborado um questionário com 9 perguntas, para os alunos (em anexo). Esse mesmo questionário foi feito no dia 28 de Novembro de 2014 a uma amostra de 25 alunos,
Os alunos entrevistados frequentam o 6º, 7º, 8º,e 9º ano, do turno veseprtino da Escola Municipal Unidade Integrada Hosano Gomes Ferreira I, na cidade de Lago do Junco – MA.
Para uma melhor análise o presente trabalho coloca em prática o que foi aprendido ao longo do semestre na disciplina de Probabilidade e Estatística, ou seja, ocorreu a construção de tabelas, de gráficos e cálculos da média, moda e mediana.
Por fim, concluo tecendo comentários pertinentes acerca das variações observadas nas questões selecionadas.
Análise dos dados da pesquisa realizada com os alunos
Em analise se os alunos gostavam de matemática respondo sim ou não, 22 alunos disseram que gostam de matemática e 3 afirmaram que não.
Fazendo a freqüência absoluta obtivemos o seguinte resultado :
22/25*100 = 88 % que é a freqüência relativa de 25 entrevistados onde 22 dizem sim, que gostam de matematica.
3/25*100 = 12 % que é a freqüência relativa de 25 entrevistados onde 3 dizem não gostam de matemática.
ALUNOS
FREQUENCIA ABSOLUTA
FREQUENCIA RELATIVA
GOSTAM DE MATEMATICA
22
88%
NÃO GOSTAM DE MATEMATICA
3
12%
TOTAL:
25
100%
Gráfico de