ARTIGO DE RECURSOS HUMANOS
Diretores infiéis e desleais | EXAME.com
30/10/2014 05:55
REVISTA VOCÊ RH
Diretores infiéis e desleais
Recomende
Antonio
Argandoña,
daVOCÊ RH
Thinkstock
1.691 views
0
Salvar notícia
São Paulo Quais as características que não podem faltar na pessoa que dirige uma empresa? Perguntaram isso a um colega meu e sua resposta foi: “Lealdade e sinceridade”. Contudo, se fizermos um levantamento do que os líderes empresariais acham de si mesmos e do que os especialistas dizem sobre as qualidades dos bons diretores, essas duas virtudes não estariam nos lugares de destaque.
Permitame o leitor que, neste ponto, dê um rodeio. Porque, para saber o que significa dirigir, se deve entender primeiro o que é dirigido. Pessoas. Homens e mulheres livres, capazes de se comprometer com uma coisa, precisamente porque são livres.
Porque não querem fazer o que lhes dá na telha, mas, sim, o que consideram que devem fazer. Não como um dever imposto de fora, mas como uma coisa decidida por si mesmos.
Dirigir uma organização é comandar equipes que acordam motivadas por distintas razões, mas que estão dispostas
data:text/html;charset=utf8,%3Cheader%20class%3D%22contentheader%22%20style%3D%22display%3A%20block%3B%20marginbottom%3A%202…
1/2
05/03/2015
Diretores infiéis e desleais | EXAME.com
a aceitar um projeto comum, e a comprometer nele sua liberdade.
Primeiro, porque lhes interessa. Segundo, porque querem levar para a frente esse projeto comum.
Se você conduz uma dessas equipes a que chamamos deempresas, você tem de ganhar a confiança das pessoas às quais vai dirigir. E, como elas são livres, têm de ganhar sua confiança para que elas estejam dispostas a colaborar — não porque você lhes paga mais ou menos, ou porque as ameaça com demissão, ou impõe seus pontos de vista pelo “comando e controle”. Você necessita ganhar sua lealdade. E a lealdade não se ganha com mentiras, mas, sim, com sinceridade.
Há muitas