Resenha Artigo “CAMBIOS EN LA CONTRATACIÓN DE RECURSOS HUMANOS: EL CASO DEL PROGRAMA DE SALUD DE LA FAMILIA EN BRASIL.”
O artigo está dividido em três partes. Inicialmente, o autor introduz o tema com um breve relato da criação do PSF no Brasil, assim como os objetivos do governo com a implantação deste programa. Em seguida, expõe as principais modalidades de contratação no PSF. Por fim, apresenta suas conclusões a respeito da pesquisa.
Na primeira parte do texto, Dal Poz esclarece sobre o Movimento Sanitário no Brasil, produzido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), órgão responsável por estruturar a saúde pública no Brasil, e inclui o PSF como um instrumento utilizado pelo SUS para concretizar e obter melhores resultados com esse movimento. O Programa Saúde da Família é um programa assistencial que visa diagnosticar a saúde das pessoas através de visitas domiciliares periódicas a famílias para monitorar o estado de saúde destas. Para isso, são contratados por equipe um médico, um enfermeiro e de quatro a seis agentes comunitários.
Na segunda parte do artigo, Dal Poz expõe sobre a realidade vista na administração pública: a cada dia tem sido mais constante a terceirização dos serviços por empresas privadas, diminuindo o número de empregos diretos no setor público. Além disso, ele explica outras formas de contratação dos profissionais de saúde, como estágios para estudantes e empregos temporários. Segundo o autor, mesmo estando empregados, o funcionário fica desprotegido socialmente, uma vez que essas modalidades contratuais deixam-no excluído de diversos benefícios como férias, licença-maternidade, aviso prévio, dentre outros, além do trabalhador não poder contar com o benefício do contrato por tempo indeterminado,