pesquisa sobre John Dewey
"A meta da vida não é a perfeição, mas o eterno processo de aperfeiçoamento, amadurecimento, refinamento"
Contexto histórico
1859 - Nasce em Burlington, Vermont, nos Estados Unidos da América em 21 de outubro. Seus pais são Archibald Sprague Dewey e Lucina Artemesia Rich Dewey.
1863 - A família se muda para a cidade de Cumberland, retornando, em 1867, para Burlington. 1875 - Ingressa na Universidade de Vermont, com 16 anos. Dá ênfase aos estudos de política e filosofia moral e social. 1879 - Graduou-se na Universidade de Vermont. Torna-se professor assistente em Oil City, Pensilvânia, onde permanece por dois anos. Ensina álgebra, ciências e clássicos.
1881 - Volta para Vermont e retoma seu trabalho como professor bem como seus estudos de Filosofia, sob a tutela do prof. Dr. Henry A. P. Torrey.
1882 - Em setembro, ingressa na Universidade John Hopkins para realizar estudos em Filosofia, tendo como professores Charles Sanders Pierce (Lógica), Stanley Hall (Psicologia) e George Sylvester Morris (Filosofia-Kant e Hegel). Publica, em abril, o artigo A assunção metafísica do materialismo e, em julho, O panteísmo de Espinosa.
1884 - Doutora-se em Filosofia, e sua tese intitulada A psicologia de Kant nunca foi encontrada, nem publicada na íntegra. Escreve apenas um artigo, Kant e o método filosófico, que foi publicado no The Journal of speculative Philosophy. É recomendado como membro da Sociedade Filosófica de Michigan. Em setembro do mesmo ano, torna-se professor de filosofia na Universidade de Michigan por recomendação de seu orientador George Sylvester Morris. 1886 - Ao publicar dois artigos sobre pontos de vista da Psicologia e Filosofia, na Revista Mind, Dewey passa a chamar atenção da comunidade científica para esses assuntos. Casa-se com Harriet Alice Chipman.
1887 - Publica seu primeiro livro, Psychology, que foi adotado em muitas universidades como texto básico, mas foi criticado por seu professor de Psicologia, Stanley