Fernando Meirelles
Formado em arquitetura, o paulista Fernando Meirelles inicia-se no cinema através da produtora Olhar Eletrônico, que ele cria com amigos. Após uma série de curtas experimentais, ele dirige centenas de episódios da premiada série de televisão infantil Rá-Tim-Bum. É justamente com o gênero infantil que ele estreia no cinema, com Menino Maluquinho 2 - A Aventura (1998). Mas sua primeira produção marcante é Domésticas - O Filme (2001), um retrato social produzido por sua nova empresa, a O2 Filmes. Esta produção chama atenção para o talento do diretor e é aclamada por seu roteiro.
A carreira de Meirelles transforma-se com Cidade de Deus (2002), adaptação do livro de mesmo nome. Embora a produção gere grande polêmica no Brasil sobre a representação das favelas, ela é aclamada no exterior e recebe indicações a quatro Oscars, incluindo melhor diretor. Com este sucesso, Meirelles investe na carreira internacional, filmando o premiado drama O Jardineiro Fiel (2005) e a adaptação literária Ensaio Sobre a Cegueira (2008). Continuando com os dramas internacionais, ele volta em 2012 com 360, retrato dos amores e tristezas de pessoas comuns em diversas partes do mundo.
Sua técnica mistura um grande apelo visual (graças à parceria com o diretor de fotografia uruguaio César Charlone), uma edição inovadora, acelerada e com planos bem elaborados, de muitas panorâmicas e recursos visuais. A preocupação com a interpretação dos atores também é uma característica do cineasta paulista.
Cidade de Deus
Título Original: Cidade De Deus
Gênero: Drama
Origem/Ano: BRA/2002 - adaptado por Bráulio Mantovani a partir do livro de mesmo nome escrito por Paulo Lins.
Duração: 135 min
Direção: Katia Lund / Fernando Meirelles
Elenco:
Matheus Nachtergaele...
Seu Jorge...
Alexandre Rodrigues...
Leandro F.da Hora...
PhellipeHaagensen...
Jonathan Haagensen...
Douglas Silva...
Sandro Cenoura
Mané Galinha
Buscapé
Zé Pequeno
Bene
Cabeleira
Dadinho
O principal personagem do filme Cidade de