Master Class Fernando Meireles
A carreira de Meirelles transforma-se com Cidade de Deus (2002), adaptação do livro de mesmo nome. Embora a produção gere polêmica no Brasil sobre representação das favelas, ela é aclamada no exterior e recebeu indicações a 4 Oscar, incluindo melhor diretor. Com este sucesso, Meirelles investe na carreira internacional, filmando o premiado drama O jardineiro fiel (2005) e a adaptação literária Ensaio sobre a cegueira (2008). Continuando com os dramas internacionais, ele volta em 2012 com 360, retrato dos amores e tristezas de pessoas comuns em diversas partes do mundo.
Sua técnica mistura um grande apelo visual, uma edição inovadora, acelerada e com planos bem elaborados, de muitas panorâmicas e recursos visuais. A preocupação com a interpretação dos atores também é uma característica do cineasta paulista.
“Cinema é historia contada por imagens. A imagem de um filme não precisa ser bonita, mas tem que ser marcante. É como escrever poesia, cada frase ou cada palavra tem que ter um peso. No meu caso, devo isso em 95% dos casos ao Cesar Charlone, fotógrafo e amigo com quem trabalho.”
O cineasta é incansável e apaixonado por projetos que trazem uma linha emocional, social, cultura e política. Seus trabalhos permitem reflexão sobre a postura das pessoas diante comportamentos sociais e políticos, a miséria, a exclusão, a solidariedade,