network
O networking é toda uma filosofia que está baseada em compartir informações, conhecimentos, ideias e outros contatos e possui várias finalidades: busca de oportunidades para nosso negócio, intercâmbio de know-how(conjunto de conhecimentos práticos, como fórmulas secretas, informações, tecnologias, técnicas, procedimentos, etc.). O networking exige perseverança e esforço. É preciso aproveitar todas as oportunidades que nos permitam conhecer pessoas novas e fortalecer relações já existentes. É aconselhável ser organizado e manter uma base atualizada de dados com os contatos estabelecidos. Além disso, está baseado no princípio da reciprocidade e possui um efeito multiplicador.
Um erro comum é a ativação dessa rede apenas no momento da necessidade. Suas chances de sucesso são bem reduzidas. É preciso ter a disciplina de dedicar tempo a uma atividade que não lhe trará um retorno imediato.
E o seu networking, como está? Como você tem ajudado a quem lhe cerca? Como você pode trocar informações úteis com as pessoas de sua área? Tem ido a eventos? Tem investido tempo em manter contatos existentes?
Segundo uma pesquisa feita com 650 executivos e conduzida pelo Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para Executivos (IDCE), do Rio de Janeiro, 88% dos profissionais brasileiros, apesar de considerar o networking importante, não o fazem de maneira eficiente.
De acordo com o Bureau Americano de Estatísticas de Trabalho, 70% das posições que circulam no mercado são preenchidas através de networking e sequer são publicadas em mídias especializadas. E quanto mais altas as posições, mais restritas ao networking são.