Documento 3
John Dewey (1859-1952) John Dewey nasceu em Burlington em 1859. Graduou-se em 1879, na universidade de Vermont e Doutorou-se em Filosofia no ano de 1882. Foi professor Secundário por três anos e professor de Filosofia em Michigan em 1884. Criou uma universidade exílio para acolher perseguidos de países de regime totalitário. Principais obras: Psicologia (1887): Meu credo pedagógico (1897): A escola e a criança (1898): A escola e a sociedade (1899): Experiência e Educação (1938). Ao longo da sua vida participou na elaboração de 40 livros e apresentou mais de 700 artigos. Faleceu em Nova York em 1952.
Dewey foi um dos pioneiros em psicologia funcional e principal nome de uma corrente filosófica que ficou conhecida como pragmatismo ou instrumentalismo, uma vez que para essa escola as ideias só têm importância quando servem de instrumento para a resolução de problemas reais. Contendo uma perfeita sincronia entre o oque pensamentos e o que fazemos, sintonia entre o que falamos e pensamos. O filósofo também defendia a educação progressiva, na qual o objetivo é educar a criança como um todo, visando seu crescimento físico, emocional e intelectual.
Filosofia, Educação e Democracia
Como se pode ler em Democracia e Educação, Dewey tentou sintetizar, criticar e ampliar as filosofias da educação democrática ou protodemocrática contidas em Rousseau e Platão. Viu em Rousseau a valorização do indivíduo, enquanto Platão acentuava a influência da sociedade na qual o indivíduo se inseria. Dewey contestou esta distinção. Tal como Vygotsky, ele concebeu o conhecimento e o seu desenvolvimento como um processo social, integrando os conceitos de sociedade e indivíduo. Para ele, o indivíduo somente