Mapeamento De Processos 1
Do mapeamento dos processos obtém o mapa de interação de processos, o qual delimita o fluxo dos processos organizacionais e a inter-relação entre os demais processos, e também podemos desenvolver os fluxogramas de cada processo isoladamente ou não.
Mas, qual é a vantagem de realizar o mapeamento de processos? Inúmeras! Dentre elas, a identificação dos gargalhos operacionais; delimitar os responsáveis por cada etapa, atividade, processo; estimar os recursos necessários; mão de obra. Insumos, etc.; estimar o tempo de produção. Tudo isso são fatores que influenciam na produção e que são de altíssima relevância lá no início, na formação de preço.
Do mapeamento de processos, é possível ainda: definir padrões de procedimentos de gestão e operacionais a serem seguidos pela organização; estabelecer checklists; definir e ou revisar descrições de funções, responsabilidades e autoridades; definir quais as atividades necessitam de registros, criando-se assim os formulários padrões necessários; eliminar ações desnecessárias e repetitivas, e incluir ações efetivamente úteis e necessárias, otimizando assim o tempo disposto; identificar a necessidade de reciclagem de pessoal, de treinamentos; definir e ou revisar objetivos e metas organizacionais, etc.
Os principais objetivos do mapeamento de processos são garantir:
Melhoria dos processos, com o objetivo de eliminar processos e regras obsoletas ineficientes e gerenciamento desnecessário;
Padronização de documentação;
Facilidade na documentação;
Destreza de leitura;
Homogeneidade de conhecimento para todos os membros da equipe;
Complemento total na documentação dos processos.
Diagrama de tartaruga: representação do processo indicando entradas, saídas, métodos, indicadores, pessoal envolvido e recursos utilizados.
O