Mapeamento de Processos
O gerenciamento por processos é efetivo quando a organização identifica a relação entre suas atividades por meio do mapeamento de seus processos. O
SID, no projeto de avaliação da biblioteca para um novo modelo de gestão, iniciou a proposta de mapeamento de seus processos. Este trabalho apresenta o roteiro elaborado pelo SID para esse mapeamento bem como os primeiros resultados dessa atividade.
Palavras chave: Gestão por Processos, Mapeamento de processos;
Qualidade em Serviços de Informação em C&T.
ABSTRACT
The process management is effective when the organization identifies the relationship between activities by the processes mapping. The SID evaluation project's to a new management model, initiated the proposal for mapping their processes. This paper presents the roadmap drawn up by the SID for this mapping and its first results of this activity.
Keywords: Process management, Process mapping; Science and Technology information service quality
1 INTRODUÇÃO
A Gestão por Processos é entendida como um conjunto de pessoas, equipamentos, informações, energia, procedimentos e materiais relacionados às atividades para dar resultado específico, fundamentado nas necessidades e anseio dos clientes somado a um compromisso contínuo e incessante para o aprimoramento da instituição (COSTA et al., 2009).
INPE ePrint: sid.inpe.br/mtc-m18@80/2009/04.09.13.07 v1 2009-04-10
2
Para se gerenciar por processo, faz-se necessário realizar um mapeamento de cada processo existente na instituição. Segundo Pavani Jr. (2009), o primeiro passo para a aplicação da Gestão por Processos é a identificação de interrelacionamento entre atividades, retratando todo o ambiente organizacional e fazendo mais com recursos atuais. Nesse sentido, pode-se afirmar que a abordagem por processos induz à inovação e ao aperfeiçoamento.
Dentre as vantagens oferecidas pela Gestão por Processos, Reis e Blattmann
(2004), enfatizam: a) entendimento do processo com melhor