Mapeamento de processo
Neste presente artigo avaliamos a importância do Mapeamento de Processo em uma indústria de Válvula para a tomada de decisões e para alcançar e resolver as reclamações do consumidor.
Através de referencias, constatamos que atualmente o cliente não procura mais aquela empresa que executa o melhor serviço da região, mas sim aquela empresa que entrega junto ao serviço solicitado ou executado um brinde chamado satisfação. Atualmente a qualidade e o cumprimento de prazos de um serviço ou produto, continuam sendo um diferencial para as empresas industriais, porem o serviço de pós-venda vem crescendo e se destacando no mercado.
Procuramos detalhar o procedimento do serviço de pós-venda na empresa Bray Controls Industria de Válvulas Industriais e assim encontrar alguns desvios e proporcionar umas melhorias para este processo.
Palavras Chave: Fidelização do cliente, Processo, Pós-vendaIntrodução
O objetivo deste trabalho é expandir a visão do processo de serviço de pós-venda da empresa, abordar alguns conhecimentos e sugerir algumas melhorias através do mapeamento estudado.
Buscando uma melhoria no aproveitamento do potencial humano, às vezes reprimido devido a uma hierarquia inflexível, as organizações se viram pressionadas a buscar novas alternativas para o crescimento da empresa. Nesta busca, novos modelos de gestão surgiram, dentre eles o Mapeamento de Processos, que primeiramente pode-se dizer que é uma ferramenta gerencial analítica e de comunicação que têm a intenção de identificar e melhorar os processos existentes dentro da indústria.
Villela (2000), declara que um processo deve dispor de entradas (insumos), saídas (resultados), tempo, espaço, ordenação, objetivos e valores que, interligados logicamente, irão resultar em uma estrutura para fornecer produtos ou serviços ao cliente, sendo a sua compreensão um fator essencial para o sucesso de qualquer negócio. Em última análise, uma organização é tão efetiva quanto forem os seus processos, pois eles