Projeto De Pesquisa Mestrado
Igor Souza Nogueira Oshiro (UNIFEI) igorsno@yahoo.com.br
Resumo: Este documento apresenta um projeto de pesquisa para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá (Mestrado em Engenharia de Produção), cujo objetivo é apresentar um modelo integrado do mapeamento do fluxo de conhecimento com o mapeamento de processos, mapeamento do fluxo de valor e o mapeamento de falhas.
Palavras-chave: gestão do conhecimento, resolução de problemas, mapeamento do fluxo de valor, mapeamento de falhas, mapeamento de processo.
1. Tema
O trabalho tem como tema o mapeamento do fluxo de valor em uma indústria de autopeças, localizada em Itajubá-MG, utilizando a gestão do conhecimento para o mapeamento de falhas.
FIGURA 1 – Modelo do Mapeamento do Fluxo de Conhecimento.
2. Objetivo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar um modelo integrado do mapeamento do fluxo de conhecimento com o mapeamento de processos, mapeamento do fluxo de valor e o mapeamento de falhas, criando-se assim um modelo completo. Este modelo apresentará como o fluxo de conhecimento integra-se ao fluxo de produção. A partir daí, será possível identificar as oportunidades de melhoria por meio de uma pesquisa-ação em uma indústria de autopeças, localizada em Itajubá-MG.
3. Justificativa
Segundo Drucker (1993), cada vez mais o recurso-chave da economia não serão os meios de produção, nem a mão-de-obra, nem os recursos naturais, nem o capital, mas sim, o conhecimento especializado e direcionado para a ação. Ou seja, na nova sociedade, o conhecimento será o principal responsável por aumentar a produtividade e gerar inovação para o mercado.
Em um ambiente onde a busca pela vantagem competitiva cresce a cada dia, as empresas necessitam de melhorias em seus processos, visando redução de custos, a fim de conseguir uma margem de lucro melhor em seus produtos. Assim, este trabalho apresentará um modelo integrado que