Pesquisa Qualitativa - Conceito
A pesquisa qualitativa tenta desvendar o que é importante, e porque é importante para o entrevistado Porque o indivíduo se comporta de tal forma, porque prefere tal produto, como se sente ou até, porque prefere um candidato ou partido político.
Este tipo de pesquisa conta com a interação e o contato direto com o pesquisador. É função do pesquisador Interpretar a resposta para entender a perspectiva do entrevistado sobre o caso apresentado. Não se ter por objetivo, na pesquisa qualitativa, descobrir quantas pessoas tem a mesma opinião. Sua aplicação é quando se deseja captar dados psicológicos, comportamentos ou atitudes reprimidas.
Ao invés de programas estatísticos para análise dos dados, são empregados procedimentos de interpretação e tem como característica a possibilidade de se entrevistar uma baixa quantidade de pessoas.
Pode ser precisa quando se trata de um grupo específico e homogêneo.
Outro ponto interessante é a possibilidade de ser mantido oculto o verdadeiro motivo da pesquisa para captar opiniões mais honestas, quando a possibilidade do entrevistado ser “politicamente correto” em suas respostas é eliminada.
Dois tipos podem ser aplicadas para a pesquisa qualitativa, o estudo de caso e a etnografia.
O estudo de caso pode ser intrínseco (quando o pesquisador tem interesse intrínseco naquela questão em particular); instrumental (quando o interesse do pesquisador é uma questão que o caso vai ajudar a resolver; ou coletivo (quando o pesquisador não se concentra em uma só questão, mas em diversos).
A etnografia tem como premissas a observação das ações humanas e sua interpretação, a partir do ponto de vista das pessoas que praticam as ações.