Livro Bacha
Escrito por: Graham Gibbs
Coleção pesquisa qualitativa, 2009
O que é a pesquisa qualitativa?
É cada vez mais difícil encontrar uma definição comum de pesquisa qualitativa que seja aceita pela maioria das abordagens e dos pesquisadores do campo. A pesquisa qualitativa não é mais apenas a “a pesquisa não quantitativa’’ tendo desenvolvido uma identidade própria. Apesar dos muitos enfoques existentes á pesquisa qualitativa, é possível identificar algumas características comuns. Esse tipo de pesquisa visa a abordar o mundo ‘‘lá fora” e entender, descrever e, ás vezes, explicar os fenômenos sociais “de dentro” de diversas maneiras diferentes:
Analisando experiências de indivíduos ou grupos. As experiências podem estar relacionadas a historia biografias ou a práticas (cotidianas ou profissionais), e podem ser tratados analisando-se conhecimento, relatos e historias do dia a dia.
Examinando interações e comunicações que estejam se desenvolvendo. Isso pode ser baseado na observação e no registro de práticas de interação e comunicação bem como na analise desse material .
Investigando documentos (tetos, imagens, filmes ou músicas) ou traços semelhantes de experiências ou interações.
Essas abordagens tem em comum o fato de buscarem esmiuçar a forma como as pessoas constroem o mundo a sua volta, o que estão fazendo ou o que está lhe acontecendo em termos que tenham sentido e que ofereçam uma versão rica. As interações e os documentos são considerados como formas de construir, de forma conjunta, processos e artefatos sociais. Todas essas abordagens representam formas de sentido, as quais podem ser reconstruídas e analisadas com diferentes com diferentes métodos qualitativos que permitam ao pesquisar desenvolver modelos, tipologias, teorias como formas de descrever e explicar questões sociais.
Por que se faz pesquisa qualitativa?
Levando em conta que existem diferentes enfoques teóricos, epistemológicos e metodológicos, e que as