Pesquisa de extensão
Curso: Serviço Social - Disciplina: Introdução ao Serviço Social Ensino, Pesquisa e Extensão
Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa>. Acesso: em 20 fev. de 2009.
No Brasil a sustentação da educação superior é reservada a três pilares:
ENSINO
O ensino é uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos utilizada pelos humanos para instruir e educar seus semelhantes, geralmente em locais conhecidos como escolas.
PESQUISA
Uma pesquisa é um processo de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento.
EXTENSÃO
O Ministério da Educação pensa a Extensão Universitária como sendo uma “via de mão dupla, com livre trânsito assegurado à comunidade acadêmica que encontrará na sociedade a oportunidade da prática de um conhecimento acadêmico. No retorno professores e estudantes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, fará ampliar e elevar o nível de conhecimento anterior”.
A extensão universitária ou acadêmica pressupõe uma ação junto à comunidade, disponibilizando ao público externo à Instituição o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos pelas Universidades. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado
É um conceito adotado pelas universidades (especialmente no Brasil) que se refere ao contato imediato da comunidade interna de uma determinada instituição de ensino superior com a sua comunidade externa, em geral a sociedade à qual ela está subordinada. A idéia de extensão está associada à crença de que o conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa deve