Pertubando o equilibrio
LEILA SILVA DOS SANTOS
PERTURBANDO O EQUILÍBRIO
PORTO SEGURO 2012
LEILA SILVA DOS SANTOS
PERTURBANDO O EQUILÍBRIO
Relatório apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia sob a orientação dos professores Daniela Séfora de Melo e Luciano da Silva Lima, da disciplina de Química Experimental II.
PORTO SEGURO 2012
1. TÍTULO
PERTURBANDO O EQUILÍBRIO
2. OBJETIVO
* Perceber as mudanças no sistema até que um equilíbrio seja atingido; * Aprender que para cada reação ocorrendo existe uma reação inversa ocorrendo á mesma velocidade.
3. INTRODUÇÃO
Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo. No estado de equilíbrio a razão entre a concentração de reagentes e produtos é constante. O que significa dizer que a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa e, por isso, não é mais observadas modificações macroscópicas do sistema em estudo. Diz-se que o equilíbrio químico é dinâmico, pois as reações direta e inversa continuam a ocorrer, com velocidades iguais, porém opostas.
A relação da concentração no equilíbrio químico, ou seja, a posição do equilíbrio, é independente da forma como este equilíbrio foi alcançado. Entretanto, esta posição é alterada pela aplicação de forças externas, que podem ser mudanças de temperatura, de pressão (se houver reagentes ou produtos gasosos) de volume ou na concentração total de um reagente ou produto.
O equilíbrio químico com reagentes e produtos na mesma fase são chamados de equilíbrios homogêneos. Equilíbrios em