Relatório de química
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA FUNDAMENTAL
EXPERIMENTO Nº4
PERTUBANDO O EQUILÍBRIO
ALUNO: Andressa Ilana Soares Galdino.
TURMA: E3.
PROFESSOR: Jefferson.
RECIFE, 24 DE SETEMBRO DE 2010.
Sumário
1- INTRODUÇÃO
2- MATERIAIS E MÉTODOS
2.1 PROCEDIMENTO
3- RESULTADOS E DISCUSSÕES
4- CONCLUSÕES
5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
6- ANEXO 1 – QUESTÕES
Introdução
O experimento tem como objetivo testar o princípio de Le Chatelier, além de trazer a um melhor conhecimento como se comportam as solubilidades de certas substâncias. Mas para que se possa compreender o princípio de Le Chatelier, é de grande necessidade ter uma boa base teórica acerca de equilíbrios, já que, tal princípio é aplicado a um sistema em equilíbrio.
I. Equilíbrio Químico
As reações químicas, de modo geral, podem ser reversíveis ou irreversíveis. As reações irreversíveis são aquelas em que os reagentes são totalmente transformados em produtos sem que o contrário ocorra (ou pelo menos não em grande escala). Já as reações reversíveis são aquelas em que uma parte do reagente se transforma em produto e vice-versa. O conceito de equilíbrio químico é aplicado às reações reversíveis.
Um sistema se encontra em estado de equilíbrio quando a velocidade da reação direta é igual à da reação inversa e, conseqüentemente, as concentrações de todas as substâncias participantes permanecem constantes. Isso dá uma aparência estática ao sistema. De forma geral, podemos representar uma equação em equilíbrio da seguinte forma:
aA + bB cC + dD
Onde, v1 é a velocidade da reação direta e v2 a velocidade da reação inversa; K1 e K2 são constantes; [A] e [B] são as concentrações dos reagentes; [C] e [D] são as concentrações dos produtos; a, b, c e d são os coeficientes estequiométricos. v1 = K1 [A]a . [B]b e v2 = K2 [C]c . [D]d
No instante em que v1 = v2, podemos dizer que o sistema atinge o