Fichamento do livro O que é cultura José Luiz dos Santos
José Luiz dos Santos
A obra de José Luiz dos Santos “O que é cultura” trata dos diversos aspectos relacionados à cultura no cenário contemporâneo, ela explica detalhadamente suas diversidades, entendimentos, sua posição dentro da sociedade e o funcionamento de suas relações de poder. Nesse fichamento, resumirei e abordarei cada um dos topicos explorados no livro.
Cultura e diversidade
A preocupação em entender o que conduz os grupos humanos às suas ações, relações presentes e suas perspectivas de futuro é, sem duvida, papel fundamental da cultura. A relação do homem com a natureza (meio) através dos tempos, resultou em uma humanidade cheia de riquezas e multiplicidades, com realidades distintas, em que características diferentes geram culturas diferentes. A cultura diz a respeito da humanidade como um todo e a cada um dos grupos humanos, sendo que cada cultura faz sentido para quem a vivencia. Elas possuem sua própria lógica, cujo conhecimento possibiltia a percepção do sentido de suas práticas, estando estas sempre relacionadas à história e condições existenciais de determinado grupo social. O estudo da cultura visa o combate ao preconceito, admitindo que uma cultura em particular é também a relação entre culturas, ou seja, sua interação e variedade dentro da sociedade global, e dessa forma, o estudo da cultura acaba por nos levar a pensar sobre a nossa própria relidade social.
O ser humano possui uma origem biológica comum, com o seu desenvolvimento e contato interno, nasceram os diversos grupos humanos espalhados por diversas partes do planeta. Graças a sua capacidade de adaptação, formas de relacionamento com a naturaza e utilizaçao de seus recursos como ferramentas de sobrevivência, os grupos humanos evoluiram do nomadismo para a sedentarização, traçando historias paralelas com diferentes organizações sociais e vida social, em que tendências dominantes se manifestaram, como a formação de sociedades