Quadro Comparativo entre as Sociologias
KARL MARK EMILE DURKHEIM MAX WEBER
Sua origem é a Produção. Sua origem é a Solidariedade. Sua origem é Ação Social.
Filosofo social e economista alemão, elaborou um pensamento Sociológico crítico. Preocupado com a questão social, procurou estabelecer o objeto da sociologia e elaborar um método de investigação próprio. Procurou dar uma orientação compreensiva, conceituando subjetivamente a ação Social.
O pensamento socialista analisava a nova sociedade como transitório. Via na sociedade “o fim e a fonte da moral”. Criou um método de comparação social.
A partir do pensamento socialista, surgiu, portanto, um pensamento sociológico altamente crítico e negador da sociedade capitalista. No inicio do século XX, ocorreram progressos econômicos propiciados pela utilização do petróleo e da eletricidade como fonte de energia. Suas análises sociológicas foram realizadas a partir da comparação de coisas humanas.
Em sua luta política, busca explicar a sociedade como um todo, colocando em evidência sua dimensão global. Discordava dessas ideias acreditando que os problemas da sociedade eram muito mais “morais” do que econômico, e que ocorriam devido á fragilidade da época. Lutou pela efetiva separação entre conhecimentos empíricos e julgamento valorativo.
Utiliza-se da teoria sobre o materialismo histórico dialético, a teoria da mas-valia e a luta de classes, para explicar como se processava essa dominação, apontando a partir daí, uma saída para o proletariado. Para ele a divisão de trabalho propiciada pela nova formação de produção industrial, provocava muito mais solidariedade entre os homens, levando muito mais a uma interdependência, do que aos conflitos sociais. O conhecimento empírico pode fornecer meios capazes para implementar ou impedir o alcance dos fins propostos, e identificar como a linha de ação é afetada por outros valores.
Apontando o socialismo como fase de transição entre o capitalismo e o comunismo com o