Violencia contra mulher
CURSO DE PSICOLOGIA
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
MARA GOMES
Rondonópolis
2013/1
MARA GOMES
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia – UNIC, como critério de avaliação Parcial da disciplina: Psicologia Social.
.
Rondonópolis
2013/1
1. INTRODUÇÃO
A violência contra a mulher envolve atos de violência contra as mulheres que se manifestam por meio das relações entre homens e mulheres, envolvendo por vezes discriminação e preconceito.
Dentre as diferentes formas de violência, as que ocorrem com mais frequência é a violência doméstica, que se manifestam através de agressões físicas, psicológicas e sociais. Na violência doméstica, as agressões ocorrem mais contra as mulheres ou a meninas e incluem o maltrato físico, assim como o abuso sexual, psicológico e econômico.
A agressão é exercida pelo homem contra a mulher, e geralmente o agressor e a vítima estão intimamente unidos.
2. VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
A violência contra mulher cresce consideravelmente a cada dia no e vem ocupando mais e mais espaço na mídia, todos os dias nos deparamos com uma noticia sobre algum tipo de violência acometida contra a mulher. A desigualdade de poder, influencia fortemente os comportamentos individuais na nossa sociedade e se manifesta através de jogos de poder nas relações. Destes jogos, o da vítima e o vilão é o mais básico e facilmente incorporado pelas pessoas. As pessoas escolhem estes papéis, mesmo que inconscientemente, de acordo com as suas tendências e condicionamentos culturais. Assim, na relação afetiva, genericamente, a mulher é educada para o papel de mais passiva e tende a funcionar como vítima e o homem,