Milho
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO “DEP. EST. RENE BARBOUR”
DEP. DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL
MILHO
BARRA DO BUGRES
2013
ANDRESSA GARCIA CHAVES
JULIANA SILVA SOUZA
JULIO DA SILVA MOTA
RODRIGO DOS SANTOS LARA
THAIS PEREIRA GODINHO
MILHO
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia de Produção Agroindustrial da Universidade do Estado de Mato Grosso, como requisito da disciplina de Planejamento Estratégico, sob orientação do Prof. Sandro Pioli Zela.
BARRA DO BUGRES
2013
INTRODUÇÃO
O Milho
Panorama Mundial
O milho é o cereal mais produzido no mundo. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (2011 apud DEMARCHI 2011 p.1), nos últimos cinco anos, a produção média foi de 778,8 milhões de toneladas. No mesmo período, a produção de arroz em casca foi de 668,1 milhões de toneladas e a de trigo situou-se em 662,2 milhões.
Em termos de área, o trigo detém a primeira colocação, com cerca de 223,1 milhões de hectares cultivados no planeta. O milho vem na segunda posição, com 161,9 milhões de hectares. A área média cultivada com arroz é de 157,4 milhões de hectares.
A evolução da produção mundial de milho vem sendo expressiva nas últimas duas décadas, passando de 453 milhões de toneladas obtidas no final da década de 80 para as atuais 860,1 milhões estimadas na safra 2011/12, o que corresponde a um aumento de 90% no período.
Fonte: USDA (2011 apud DEMARCHI 2011 p. 2) 1 – Estimativa
A importância econômica do milho está na sua diversidade de utilização. Ele é usado desde a alimentação animal e humana, até a indústria de alta tecnologia. Contudo, o maior destino do milho é na produção de ração para a avicultura, bovinocultura e a suinocultura, as quais são de grande