A violência contra a mulher
"É o tempo do medo. Medo da mulher à violência do homem e medo do homem à mulher sem medo.” Eduardo Galeano.
Resumo
O presente artigo traz definições da violência, no sentido geral, e sobre sua ocorrência na atualidade, no mundo e no nosso país, especificamente sobre a violência contra a mulher, pontuando alguns aspectos históricos e observando que ela é consequência da sociedade patriarcal. Observa-se que há muito pouco tempo surge á consciência de que esse tipo de violência cometida contra a mulher não é um problema privado, que não deve ser resolvido entre “quatro paredes”, mas que é um problema social e que deve preocupar toda a sociedade. Na definição de violência doméstica, observa-se que ela é considerada como violência de gênero e aborda-se que a violência doméstica contra a mulher afronta diretamente os seus direitos humanos.
Palavras-chave: violência, doméstica, mulher, direitos.
Justificativa
O presente artigo tem por finalidade apresentar uma breve abordagem sobre a violência, no seu aspecto de demonstração de poder, em vários meios sociais, para, posteriormente, conceituar e contextualizar a violência contra a mulher, suas principais causas e consequências. Discorre-se que a violência é considerada como uma violência de gênero, uma consequência da sociedade patriarcal e uma afronta direta aos direitos humanos da mulher agredida. Além disso, Identificar os significados atribuídos à violência e à mulher vítima de violência.
Vivemos em um mundo onde as mulheres mesmo com as leis que ás amparam, sofrem diariamente com a violência física, mental, pscicologica e social. Por esses motivos que busco nesse artigo uma discussão sobre a violência contra a mulher. A violência contra a mulher é um fenômeno complexo que pode estar presente em todos os âmbitos da vida, ao