violencia contra mulheres
Hoje em dia vem se tentando conscientizar a população contra essa violência, porem é um trabalho difícil, também muito revoltante, frente a algumas situações vistas. Muitas campanhas vem sendo feitas, assim como também a lei Maria da penha que pune aquele que agir com violência contra a mulher.
A sociedade ao longo dos séculos vem sendo construída baseada num ponto de vista masculino, onde a mulher apenas apoia as tarefas do homem e é submetida ao preparo das refeições, cuidado com a casa e com os filhos.
“A violência contra mulheres é uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres que conduziram á dominação e a discriminação contra as mulheres pelos homens e impedem o pleno avanço das mulheres’’(declaração sobre a eliminação da violência contra as mulheres , resolução da assembleia geral das nações unidas, dezembro de 1993).
A conferencia das nações unidas sobre direitos humanos (viena1993), reconheceu formalmente a violência contra as mulheres como uma violação aos direitos humanos. Desde então, os países da ONU e as organizações da sociedade civil vem trabalhando para eliminar esse tipo de violência que também já vem sendo visto como um grave problema de saúde.
As mulheres que sofrem a violência passam por uma serie de problemas de saúde, tem também dificuldade de participar da vida publica.
O álcool, drogas ilegais, ciúmes, machismo são alguns dos fatores que levam a desencadear esta violência.
A violência contra mulheres pode assumir diversas formas entendidas como qualquer ato ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual , psicológico e econômico tanto no âmbito publico como