QUADRO COMPARATIVO DO PARADIGMA CLÁSSICO DA SOCIOLOGIA
Autores
Visão do Mundo Social
Teoria
Conceitos
Método
Concepção de Educação
Émile Durkheim
O individuo está preso a sociedade, ou seja, o individuo é fruto da sociedade, ele fala que são os padrões da sociedade que se impõe ao individuo.
Fatos Sociais: Émile Durkheim defende que sociologia é a ciência que estuda os fatos sociais, fatos sociais é tudo aquilo que os homens estão relacionados em uma sociedade e se impõe a ele, como a ação em que ele tem que realizar.
A educação serve para a formação dos indivíduos dentro dos padrões sociais, pois, é lá que os jovens são apresentados as orientações que a sociedade espera dele, ou seja, é lá que as crianças aprendem a obedecer e são mostradas as formações dos cidadãos para que seja integrado na sociedade.
Karl Marx
Na visão do mundo social de Karl Marx o trabalho é livre, o indivíduo vende sua força de trabalho e o capitalista compra a sua mão de obra ( força de trabalho ) ela é baseada na propriedade privada e é uma sociedade fundamentalmente organizada na produção de mercadoria.
Materialismo histórico:
A compreensão da história da sociedade se da através da análise do processo de produção econômica, observando as relações sociais dentro do processo produtivo e as forças de produção.
Para Karl Marx o trabalho é a essência do ser humano o homem é o produto do seu trabalho ( teoria marxista ) nada mais é que o conjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais.
Trabalho, alienação, foças produtivas, modo de produção e classe social, superestrutura e infraestrutura, esses são uns dos conceitos marxistas.
Na perspectiva de Karl Marx a educação contribuía para que os indivíduos não force alienadas pelas estruturas dominantes das sociedades. ele tinha um visão crítica sobre os limites da educação na sociedade contemporânea, que no entender dele, estaria voltada para as