Sociologia Clássica
Autores
Visão do Mundo Social
Teoria
Conceitos
Método
Concepção de Educação
Émile Durkheim
Durkheim possuía visão macro. E acreditava que as sociedades tem uma realidade própria, ou seja que a sociedade é mais do que simplesmente as ações e os interesses de seus membros individuais.
Teoria positivista. A sociedade se apresenta como sendo mais do que a soma de indivíduos constituído por normas, instituições e valores característicos do social.
- Fato social: Para Durkheim fatos sociais são meios de agir, pensar ou sentir e tem sua própria realidade fora das vidas e de percepções das pessoas individuais.
- Consciência coletiva: É, em certo sentido, a forma moral vigente na sociedade. Ela aparece como um conjunto de regras fortes e estabelecidas que atribuem valor e delimitam os atos individuais.
- Durkheim contrastou dois tipos de solidariedade: Orgânica e mecânica e as relacionou com a divisão de trabalho e com o crescimento de distinções entre diferentes ocupações.
- Coesão social
Exame dos fatos sociais e exercícios da dúvida metódica
Para Durkheim a educação desempenha uma importante tarefa na conformação dos indivíduos e sociedade em que vivem, a ponto de, após algum tempo as regras estarem internalizadas nos membros do grupo e transformados em hábitos.
Karl Marx
Marx possuía visão macro. O ponto de vista dele estava fundado no que ele chamava de “concepção materialista” da história. De acordo com essa concepção, não são ideias ou os valores que os seres humanos guardam que são as principais fontes da mudança social. Em vez disso, a mudança social é estimulada primeiramente por influência econômicas.
Teoria marxista. Teoria social que se destina a analisar o capitalismo contendo as forças que o constitui aqueles que levam a superação
- Socialismo crítico (comunismo): Doutrina que demonstrava pela análise científica e dialética a realidade social