SOCIOLOGIA CLÁSSICA
POSITIVISMO
• A primeira corrente teórica de pensamento sociológico foi o POSITIVISMO, a primeira a definir precisamente o objeto, a estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação. Foi também, através destas especificações conceituais, que conseguiu distinguir-se das outras ciências.
• Seu primeiro e principal representante foi o francês AUGUSTE COMTE. Inicialmente COMTE deu o nome a esta ciência de “FÍSICA SOCIAL” às suas análises da sociedade, antes de criar o termo “SOCIOLOGIA”.
• O POSITIVISMO reconheceu a existência de princípios reguladores do mundo físico e do mundo social. A essência do mundo físico era com relação aos acontecimentos exteriores aos homens (forças da natureza). E no mundo social, eram as questões humanas.
• A linha de raciocínio, era de que, para se entender a sociedade, inicialmente tinha que se entender os aspectos naturais, biológicos do ser humano.
• Foi neste período, que se teve uma rápida evolução das ciências naturais (física, química, biologia). Pode-se dizer que a ciência social derivou da ciência da natureza, pois se tentava através dos métodos de investigação, identificar na vida social, os mesmos princípios com os quais explicavam a vida natural.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL / DARWINISMO SOCIAL.
• No século XIX, tivemos as expansões da Revolução Industrial pela Europa. Atingindo todos os países da Europa até 1870. Trouxe consigo a destruição da velha ordem feudal (forma de ordem social, econômica e política da idade média, em que o poder real, era dividido entre os nobres, tomando por base o poderio territorial) e a consolidação do capitalismo (supremacia do capital ou do dinheiro) estruturada sobre a indústria.
• A explosão do crescimento do capitalismo industrial trouxe uma série de problemas, tais como, a superprodução, em que o comércio interno não suportava mais a livre concorrência, que estava trazendo a morte de milhares de pequenas indústrias, para dar