resumo sociologia Lakatos, 5 capítulo
Ciências Sociais e Sociologia
Conceituação
Para conceituar Ciências Sociais, é necessário estabelecer noções básicas sobre ciência e distinguir as ciências denominadas sociais ou humanas das demais ciências.
Ciência pode ser defina como todo urn conjunto de atitudes e de atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido a verificação.
As ciências possuem:
• Objetivo ou finalidade.
• Função
• Objeto, que pode ser : material (o que se pretende estudar) e/ou formal (o enfoque especial).
Os três níveis de conhecimento científico: inorgânico, orgânico e superorgânico
Inorgânico, estudado pelas Ciências Físicas, Orgânico pelas Ciências Biológicas e Superorgânico pelas Ciências Sociais. Estes níveis estão inter-relacionados, sendo que o superorganico é observado no mundo dos seres humanos em interacão e nos produtos dessa interação: linguagem, religião, filosofia, ciência, tecnologia, ética, usos e costumes e outros aspectos culturais e da organização social.
Ciências sociais ou humanas – classificação
Antropologia Cultural - Estuda as semelhanças e diferenças culturais, origem e história das culturas do homem, sua evolução e desenvolvimento, estrutura e funcionamento, em qualquer lugar e tempo. Com abordagem específica, em relação ao estudo da sociedade, nos aspectos culturais e comportamentais que as caracterizam.
Direito - Estuda as normas que regulam o comportamento social, estabelecendo direitos e obrigações entre as partes, através dos sistemas legislativos característicos das sociedades. Responsável pela análise dos fatores normativos do comportamento social.
Economia - Se preocupa com a atividade do homem, individual e coletiva, em busca de bens materiais, e com a organização pela qual estes são distribuídos em relação as necessidades humanas.
Politica - Estuda a distribuição do poder nas sociedades humanas, analisando o governo,