criar artigos e resenhas
TÉCNICAS : COMO FAZER FICHAS, RESUMOS E RESENHAS CRÌTICAS
Projeto Integrado I
Profª Magda Vieira da Silva
UNIP- Universidade Paulista
JUNDIAÍ
MAIO DE 2003
FICHAS
O conteúdo que constitui o corpo ou texto das fichas varia segundo sua finalidade.Pode ser:
Bibliográfica;
Citações;
Resumo ou Conteúdo;
Esboço;
Comentário ou Analítica.
FICHA BIBLIOGRÁFICA
Segundo Salvador (1980:118), a ficha bibliográfica, de obra inteira ou parte dela, pode referir-se a alguns ou a todos os seguintes aspectos:
a) o campo do saber que é abordado;
b) os problemas significativos tratados;
c) as conclusões alcançadas;
d) as contribuições especiais em relação ao assunto do trabalho;
e) as fontes dos dados;
f) os métodos de abordagem e de procedimento utilizados pelo autor;
g) a utilização de recursos ilustrativos, tais como: quadros, gráficos, mapas, desenhos, etc.
Salvador ainda recomenda: o ser breve. Quando se desejam maiores detalhes sobre a obra, o ideal é a ficha de resumo ou de conteúdo, ou, melhor ainda, a de esboço. Na ficha bibliográfica algumas frases são suficientes; o utilizar verbos ativos. Para se caracterizar a forma pela qual o autor escreve, as idéias principais devem ser precedidas por verbos tais como: analisa, compra, contém, critica, define, descreve, examina, apresenta, registra, revista, sugere e outros; o evitar repetições desnecessárias. Não há nenhuma necessidade de colocar expressões como: este livro, esta obra, este artigo, o autor etc.
MARCONI, Marina de Andrade. Garimpos e garimpeiros em Patrocínio Paulista. São Paulo: Conselho Estadual de Artes e Ciências Humanas, 1978, 152 p.
Insere no campo da Antropologia Cultural. Utiliza documentação indireta de fontes secundárias e direta, colhidos os dados através de formulário. Emprega o método de abordagem indutivo e o de procedimento monográfico e estatístico. A modalidade é