A interferência do homem nos ciclos da matéria
Causas: As principais causas da chuva ácida são a queima de carvão nas usinas termelétricas e a locomoção de qualquer veículo de locomoção. Liberam dois gases poluentes: dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio. E quando chegam á atmosfera sofrem mudanças químicas se misturando com a poeira ou umidade das chuvas.
Efeitos: A chuva ácida pode atingir até 500 km dependendo da força do vento. São responsáveis pela destruição do solo, das plantas e dos animais terrestres marinhos.
É tão agressor que pode descontrolar o ecossistema ao ponto de causa extinção de varias espécies de animais e de vegetais. Seus ácidos são tão potentes que são capazes de corroer qualquer construção, metais ou rochas.
Se o organismo humano absorver dióxido de enxofre pode ocasionar sérios danos ao funcionamento de seus pulmões. Em Londres na década de 50, ceda de 4 mil pessoas morreram vítima dessa substância poluente e letal.
Solução: Para evitar que a Terra não sofra mais com os efeitos nocivos da chuva ácida, deve-se conservar energia, preferir transporte coletivo ou metrô, utilizar fontes de energia menos poluentes, purificar os escapamentos dos veículos e optar por combustíveis que contenham baixo teor de enxofre.
PH: O pH, potencial hidrogeniônico ou potencial hidrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.
A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância, mais ácida esta substância será, veja o pH de algumas substâncias:
Ácidos de