diretrizes para elaboracao do resumo
Robinson Tenório
1
Uaçaí de Magalhães Lopes
2
R
ESUMO
O presente artigo apresenta e discute algumas diretrizes para a elaboração deresumos, resenhas e artigos científicos, especialmente no que se refere à estru-tura, forma e estilo. Espera-se que tais diretrizes contribuam para a elaboraçãode trabalhos acadêmicos e relatórios de pesquisa na forma de artigo científicopor estudantes de graduação e pó-graduação, que estão se iniciando na ativida-de de produção sistemática de conhecimento, e que necessitam de orientaçãopara o adequado registro e disseminação de seu trabalho simbólico.
Palavras-chaves
: Resumos – resenhas - artigos científicos.
1. I
NTRODUÇÃO
Nos últimos anos o número de artigos científicos publicados por brasileiroscresceu significativamente: “
19% entre 2004 e 2005: passou de 13.313 para15.777. Contudo, não foi suficiente para tirar o país da 17ª posição mundial. Aexplicação é clara: todos cresceram com o Brasil; alguns menos, como Rússia(5%), outros mais, como a China (29%) e a Índia (21%).”
3
. Apesar de o núme-ro de artigos ser relativamente alto, ele não tem o reflexo esperado na geraçãode riquezas. Isso porque produção científica não se converte em produtos e ser-viços. Enquanto no Brasil a cada trinta artigos existe um registro de patentes,nos EEUU a cada artigo publicado há dois registros de patentes. A Unicamp (Uni-versidade de Campinas), em São Paulo, é a instituição com mais pedidos no país,tendo ultrapassado recentemente a Petrobrás.O aumento significativo de publicações nos últimos anos deve-se à rigidezque a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior) aplicou naavaliação dos cursos de mestrado e doutorado que obrigou os programas a cria-rem meios para a publicação dos trabalhos realizados pelos alunos: sem cobran-ça e sem avaliação, a tese ficava na prateleira.O presente artigo pretende discutir o artigo científico como resultado dotrabalho