Desenvolvimento sustentável: Suas vantagens e desafios para a sua implementação.
Desenvolvimento sustentável: Suas vantagens e desafios para a sua implementação. Cardoso Henriques Meque1 cardoso.henriques@hotmail.com 1. Introdução.
Nas décadas de 50 e 60 o mundo inicia a registar crise ambiental acentuada provocada pelo modelo agrícola virado para o aumento da produção e da produtividade, como forma de responder a demanda mundial de alimentos em quantidade e qualidade resultante do crescimento populacional acentuado.
Nesta altura, muitos cientistas, governos, organizações não-governamentais e parte da população consciente, iniciam debates na perspectiva de encontrar alternativas de desenvolvimento que propiciem ao meio ambiente a sua preservação e recuperação gradual e sistemática, tendo em vista a sustentabilidade da vida humana na Terra.
Surge neste caso, a ideia de que os recursos naturais disponíveis, são e devem ser
o
alicerce
para
o
desenvolvimento
actual
mas,
esse
desenvolvimento com base nos recursos existentes, não deve de qualquer jeito criar barreiras de desenvolvimento das gerações vindouras.
Este pensamento, é então o pano de fundo das correntes de desenvolvimento sustentável, que constitui o objecto deste ensaio académico que, tem como objectivo geral analisar o conceito de Desenvolvimento sustentável abordando sobre Suas vantagens e seus principais desafios para a sua implementação efectiva. 1
Licenciado em Geografia e mestrando em Gestão de Desenvolvimento. Chefe do Departamento
Regional de Difusão de Ciência e Tecnologia no Centro Regional de Ciência e Tecnologia – Centro e assistente estagiário no Curso de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário na Universidade
Pedagógica, Delegação de Tete.
1
Constituem objectivos específicos deste ensaio, os seguintes: discutir a essência dos
conceitos
de
desenvolvimento,
sustentabilidade
e
desenvolvimento sustentável e apresentar os principais desafios e propostas para a implementação