Metodologia e Técnicas da governança corporativa em gestão de capital humano
Artigo em que o desenvolvimento é tratado em sua dimensão mais ampla, que inclui a evolução do capital humano, do capital social e o uso sustentável do capital natural. A gestão compartilhada é citada como um aspecto fundamental para que haja desenvolvimento. Para tanto, é apresentada uma metodologia de atuação que prevê o necessário envolvimento das lideranças do território e é composta por sete passos. O primeiro é a mobilização e sensibilização da comunidade local e o último é a implementação da agenda acordada com os atores, o monitoramento e a avaliação. O artigo também traz as principais dificuldades normalmente enfrentadas no processo e formas de enfrentá-las.
13/01/2005
Juarez de Paula1
“Algumas poucas pessoas, em alguns poucos lugares, fazendo algumas poucas coisas, podem mudar o mundo.”
(autor anônimo, Muro de Berlim)
Um novo conceito de desenvolvimento
Vivemos um período histórico caracterizado pela hegemonia do pensamento econômico. Assim, para a maioria, o conceito de desenvolvimento tem sido relacionado, quase exclusivamente, ao fenômeno da dinamização do crescimento econômico. Contudo, nos parece que o crescimento econômico é necessário, mas não é suficiente para gerar desenvolvimento.
“Uma concepção adequada de desenvolvimento deve ir muito além da acumulação de riqueza e do crescimento do Produto
Nacional Bruto e de outras variáveis relacionadas à renda. Sem desconsiderar a importância do crescimento econômico, precisamos enxergar muito além dele.” Completando sua argumentação,
1
Sociólogo, colaborador da AED – Agência de Educação para o Desenvolvimento e Gerente da Unidade de Desenvolvimento Local do SEBRAE Nacional.
1
Amartya Sen nos lembra que “o crescimento econômico não pode sensatamente ser considerado um fim em si mesmo. O desenvolvimento tem de estar relacionado sobretudo com a melhora da vida que levamos e das liberdades que desfrutamos.”2
Portanto, nos