praticas de execução e controle nas empresas modernas
1 INTRODUÇÃO
1.1 Aspectos da gestão empresarial, da responsabilidade social e da sustentabilidade praticados pelas empresas modernas.
A palavra gestão significa gerir, administrar. Sendo assim, a gestão empresarial consiste em administrar, com ações de planejamento, organização, direção, foco e controle. Como a atividade básica do gestor é fazer com que um conjunto de pessoas trabalhem da melhor forma possível, a gestão empresarial busca a partir de uma forma harmônica e organizada, alcançar e viabilizar os projetos da organização. Segundo o estudioso S.Tilles, “Você pode não aprender muito ao ler a missão de empresa, mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la” ( Vasconcelos Filho, apud Pagnoncelli 1992 ,p. 106).
O grande desafio vem sendo a capacidade e a competência diária que as organizações enfrentam para se adaptarem e levarem a todos os níveis hierárquicos as inovações e à sobrevivência sadia e competitiva no mercado. É necessário desenvolver a sensibilidade para perceber que as mudanças da gestão empresarial não são mais uma simples opção. Gerir hoje envolve uma gama muito mais abrangente e diversificada de atividades do que no passado. O gestor hoje precisa estar apto a perceber, refletir, decidir e agir em quais quer decisões.
O conceito de responsabilidade social envolve, assim, “todas as dimensões do desenvolvimento: sociais, econômicas, culturais, físico-territoriais e ambientais, político-institucional e científico-tecnológicas. E é um investimento em todos os fatores do desenvolvimento: sociais, humanos, econômicos e naturais"
Hoje, uma das prioridades dos socialmente responsáveis é o combate à pobreza.
A responsabilidade social corporativa é um fenômeno recente, que passou a fazer parte da agenda empresarial a partir de meados da década de 1980. A razão desse aparecimento tardio pode ser explicada por uma confluência de fenômenos históricos, que