Módulo 7-Amplificadores Operacionais
Índice
Amplificador operacional
Um amplificador operacional ou ampop é um amplificador com ganho muito elevado. Tem dois terminais de entrada: um terminal designado por terminal inversor(-) e o outro identificado por terminal não inversor(+). A tensão de saída é a diferença entre as entradas + e - , multiplicado pelo ganho em malha aberta:
A saída do amplificador pode ser única ou diferencial, o que é menos comum. Os circuitos que utilizam ampops frequentemente utilizam a realimentação negativa (negative feedback). Porque devido ao seu ganho elevado, o comportamento destes amplificadores é quase totalmente determinado pelos elementos de realimentação (feedback).
AMPOP Ideal
Figura . O AMPOP ideal.
O AMPOP ideal pode ser analisado como um componente com três zonas de operação distintas: zona de saturação negativa, zona linear, zona de saturação positiva.
A zona linear é a mais usada. Na zona linear a tensão no terminal de saída do AMPOP é proporcional à diferença de potencial entre os seus terminais de entrada, com uma constante de proporcionalidade (ganho) - aqui definida como A – de valor elevado. Sendo assim, nesta zona de funcionamento, a diferença de tensão entre os terminais de entrada é muito pequena, por ser inversamente proporcional a A. Daqui resulta a simplificação na análise do seu comportamento de considerar que v+ é aproximadamente igual a v-.
(considerando que o ganho A é muito elevado)
As zonas de saturação negativa e positiva correspondem às situações em que a tensão no terminal de saída é limitada pelas tensões de alimentação inferior e superior do AMPOP. Quer isso se deva ao facto de o amplificador não estar realimentado ou estar realimentado positivamente, quer seja consequência de a tensão de saída tentar superar os extremos de alimentação do circuito (aqui definidos com Vdd e Vss), saindo portanto da zona