jasmin
Pró-reitoria de graduação
Instituto Politécnico - IPUC
2º Trabalho de Simulação de Eletrônica II
Anderson Brandão Rodrigues
Jackson Rosa de Mello
Belo Horizonte
2014
Anderson Brandão Rodrigues
Jackson Rosa de Mello
Simulação de Eletrônica II
Trabalho apresentado à disciplina de eletrônica II, do instituto politécnico da pontifícia universidade católica de Minas Gerais.
Orientador: Paulo Jose da Cunha
Belo Horizonte
2014
“A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro, é concentrar toda a nossa imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje.“ Carnegie (Dale)
RESUMO
Introdução
Um filtro elétrico é um quadripolo capaz de atenuar determinadas freqüências do espectro do sinal de entrada e permitir a passagem das demais.
1. INTRODUÇÃO
Um filtro elétrico é um quadripolo capaz de atenuar determinadas frequências do espectro do sinal de entrada e permitir a passagem das demais.
1.1 Classificação dos filtros
Os filtros podem ser classificados como:
- Filtro Passa-baixas (PB);
- Filtro Passa-altas (PA);
- Filtro Passa-faixas (PF);
- Filtro rejeita-faixa (RF).
1.1.1 Filtro Passa-baixas (PB)
Só permite a passagem de frequências abaixo de uma frequência determinada fC (denominada frequência de corte). As frequências superiores são atenuadas.
Em frequências muito baixas, tomando como base o filtro de primeira ordem da Figura 1, o capacitor se comporta como um circuito aberto e o amplificador operacional funciona como um amplificador com ganho de –R2/R1, para sinais no interior da banda de passagem. Em frequências muito altas, o capacitor se comporta como um