Diversos
1. A partir do texto abaixo e do quadro comparativo comente sobre a postura teórica de Émile Durkheim em relação à sociedade:
Toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção social que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando existência própria, independentemente das manifestações individuais que possa ter, é um fato social. [...] Delimitando o conceito, os fatos sociais apresentariam três características fundamentais: a coerção social seria o influxo exercido pelos fatos sobre o s indivíduos induzindo-os à aceitação das regras vigentes. A exterioridade se definiria em função dos fatos existirem antes e fora das pessoas, atuando de modo autônomo. A generalidade existiria em função de o fato repertir, pela imposição, na maioria ou em todos os membros da sociedade (FERREIRA, 2003).
2. Descreva a visão de Émile Durkheim acerca da divisão do trabalho e discuta sobre o significado, a importância e o papel da divisão do trabalho nas organizações modernas.
3. Analise a visão de Émile Durkheim acerca do mercado. Como as suas concepções contribuem para a compreensão desse conceito na atualidade?
4. Em que medida as ideias/conceitos de Émile Durkheim se aplicam ao conhecimento das organizações.
1. A partir do texto abaixo e do quadro comparativo comente sobre a postura teórica de Karl Marx em relação à sociedade:
A relação de exploração que existe entre os proprietários e a classe trabalhadora revelaria o caminho das duas classes fundamentais para a existência do sistema capitalista. A posse dos meios de produção por parte da burguesia, concretizada pela legitimação da propriedade privada sobre eles, levaria os trabalhadores a uma única saída, a de vender sua força de trabalho no mercado para assegurar pelo menos a sua subsistência. Esse quadro social demonstraria outra característica