supervisor escolar
CURSO: PEDAGOGIA/4° PERÍODO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E PRATICAS DA SUPERVISÃO EDUC.
PROFESSORA: MARIA AURILÚCIA
AMANDA DOS SANTOS SOBRAL
JOCERLANY LARYSSA DE SOUSA
MARIA JUANE MACEDO PEREIRA
PAMELA TABADA NAARA
KAMYLLA DANTAS
RELATÓRIO CRITÍCO REFLEXISIVO DA ATIVIDADE DE CAMPO
TERESINA (PI)
2014
FACULDADE SANTO AGOSTINHO
AMANDA DOS SANTOS SOBRAL
JOCERLANY LARYSSA DE SOUSA
MARIA JUANE MACEDO PEREIRA
PAMELA TABADA NAARA
KAMYLLA DANTAS
RELATÓRIO CRITÍCO REFLEXISIVO DA ATIVIDADE DE CAMPO
Relatório apresentado ao curso de Pedagogia do 4° período da FSA, da disciplina Fundamentos e práticas da supervisão educacional, como requisito para obtenção da 3ª nota.
Profª Orientadora: Maria Aurilúcia.
TERESINA (PI)
2014
INTRODUÇÃO
O Presente trabalho tem como tema principal o papel do supervisor dentro do contexto escolar, com o objetivo de reconhecer a importância do mesmo como um facilitador de propostas no processo de ensino aprendizagem. Para tanto, será citado à competência do supervisor enquanto um elemento coordenador e facilitador de uma equipe pedagógica que assumi atitudes de opinar, indagar, comparar, responder, questionar, apreciar e alterar situações do ensino. A partir desses pressupostos, levará em conta a função do supervisor escolar, que busca presentemente responder questões relacionadas ao futuro melhor na qualidade de ensino.
A metodologia utilizada foi uma entrevista feita por alunos da Faculdade Santo Agostinho com um supervisor em seu exercício de profissão, com base aos estudos de Heloísa Luck que defende o estímulo à gestão compartilhada em diferentes âmbitos da organização escolar. Assim, o supervisor tem uma prática democrática que incluiu professores e alunos, acrescentando a equipe pedagógica que compreende não somente esses elementos, mas o educando, os pais e/ou responsáveis, incluindo a escola em sua totalidade.
Tudo isso envolve