Supervisor Escolar
O supervisor escolar tem se deparado com um dos temas que mais tem ganhado destaque no ambiente escolar: o BULLYNG que se manifesta de diferentes formas. Por exemplo: insultos, ameaças, intimidações, destruir pertences, apelidos que magoam envolvendo raça, cor, porte físico, religião, opção sexual, enfim.
Cabe ao supervisor escolar, na qualidade de sua função, pesquisar o assunto, ouvir os profissionais da escola, e observar tal violência no âmbito da escola e propor uma intervenção junto aos professores, na perspectiva de apoio aos alunos, visando a construção da educação competente e transformadora, bem como a valorização do ser humano.
E para solucionar tal situação deverá ter como foco tais objetivos fundamentais: conhecer e entender a manifestação de violência entre alunos a fim de auxiliar tanto os envolvidos como os familiares e o corpo docente a prevenir este tipo de agressão dentro da escola. INTERVENÇÕES:
Palestras de capacitações com professores;
Parabenizar as atitudes positivas dos alunos elevando sua autoestima;
Evitar punições e aumentar os diálogos para diminuir a agressividade;
Projeto de conscientização com alunos e com a família;
Vigilância nos locais estratégicos como banheiros e corredores e prover apoio e proteção às vítimas de forma cautelosa
A escola e a família devem trabalhar em parceria, sempre, lembrando que a escola complementa a educação familiar, que deve ser moldada em amor, carinho, afeição e respeito.
O trabalho do bom