Relatório Química Experimental - Técnicas de Laboratório
Relatório I – Técnicas de Laboratório
Introdução
Na química, principalmente na parte de experimentos, é de suma importância que se tenha conhecimento dos instrumentos a serem utilizados e suas especificidades, no uso correto dos equipamentos e o uso de técnicas de laboratórios, pois, sem esses cuidados, pode haver erros em resultados de experiências realizadas e falta de segurança, causando acidentes.
Logo, conhecer os instrumentos disponíveis em laboratório, suas capacidades e erros de medida, mesmo com os pequenos erros dos próprios instrumentos, assim como o uso e as técnicas é fundamental para a realização de uma experiência bem sucedida.
Objetivo
Apresentar ao aluno os equipamentos de uso corrente em trabalhos práticos, bem como a maneira correta de empregá-los. Mostrar ao aluno como fazer a leitura de medidas determinadas no laboratório e como expressá-las cientificamente.
Procedimentos e resultados
1.
Capacidade e desvios de aparelhos
No laboratório, procuraram-se alguns equipamentos disponíveis (bureta, provetas e pipeta graduada) e, ao fazer a medição dos dados de cada um destes instrumentos (capacidade, sensibilidade e desvio), obteve-se o seguinte resultado:
Equipamento
Bureta
Proveta (1)
Proveta (2)
Proveta (3)
Pipeta graduada
2.
Capacidade/mL
50
10
50
100
10
Sensibilidade/mL
0,1
0,2
1
0,1
0,1
Desvio/mL
0,05
0,1
0,5
0,05
0,05
Cálculo de desvio padrão de uma série de medidas
Inicialmente, encheu-se um béquer com água de forma a encher uma bureta, e, logo após, esta foi zerada. Em seguida, encheu-se o tubo de ensaio utilizando a bureta e anotou-se o volume de água deslocado para o tubo. Depois, esvaziou-se o tubo, passando em seu interior um pouco de etanol para facilitar a secagem do tubo. Repetiu-se tal procedimento por 5 vezes, obtendo-se as seguintes medidas:
Medida 1
Medida 2
Medida 3
Medida tubo de ensaio (em mL)
17,80