Engenharia estruturas de madeira
A madeira é um material anisotrópico, ou seja, possui diferentes propriedades em relação aos diversos planos ou direções perpendiculares entre si. Não há simetria de propriedades em torno de qualquer eixo.
É importante conhecer propriedades da madeira relativas às seguintes características:
Propriedades físicas da madeira: umidade, densidade, retratibilidade e resistência ao fogo; Compressão paralela às fibras; Compressão normal às fibras; Tração paralela às fibras; Cisalhamento; Módulo de elasticidade; Solicitação inclinada; Embutimento.
Umidade
A umidade é fornecida em porcentagem e provém da diferença entre a massa úmida e a massa seca, sobre a massa úmida.
m1 : massa úmida; m2: massa seca; w : umidade.
Existem alguns termos que são normalmente utilizados para caracterizar as propriedades da madeira e especialmente em relação ao teor de umidade são usados dois termos bastante comuns:
- Madeira verde: caracterizada por uma umidade igual ou superior ao ponto de saturação, em torno de 25%.
- Madeira seca ao ar: caracterizada por uma umidade adquirida nas condições atmosféricas locais. É a madeira que atingiu um ponto de equilíbrio com o meio ambiente. A NBR 7190/97 considera o valor de 12% como referência.
Densidade
Existem dois tipos de densidades consideradas, a básica e a aparente.
A densidade básica é definida pelo quociente da massa seca pelo volume saturado, já a densidade aparente é umidade padrão de referência calculada para umidade a 12%.
ms : massa em quilogramas (ou gramas) do corpo-de-prova seco;
Vm: volume em metros cúbicos (ou centímetros cúbicos).
Em termos de manuseio, a madeira apresenta uma importante característica que é a baixa densidade, esta equivale a aproximadamente um oitavo da densidade do aço.
Retratibilidade
Redução das dimensões pela perda da água de impregnação da madeira. A madeira tem maior retratibilidade na direção tangencial, seguida