Resenha
ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS
CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA
COMPONENTE CURRICULAR: INICIAÇÃO CIENTÍFICA
PROFESSORA: MARIA DE LURDES PERTILE
ACADEMICO(s): MARCOS V. ROSSA; VINICIUS C. MIOTTO.
CONHECIMENTO
Resenha Crítica
TRAMONTINA, Robinson. Conhecimento. In: DMITRUK, Hilda B. (ORG.). Caderno metodológico: diretrizes do trabalho científico. 8ª ed. rev. e atual. Chapecó: Argos, 2012. p. 163 – 174.
Robinson Tramontina é graduado em Filosofia e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).
No presente artigo ele aborda os quatro principais conhecimentos. São eles:
Senso Comum: Dentro do senso comum Robinson aborda algumas características importantes. A superficial, na qual se preocupa em relatar como é, e não como é ou por que é, ou seja, relata o que aparenta e o que se pode comprovar utilizando frases como, porque vi, porque disseram, porque o mundo diz. O sensitivo obtido pela convivência e pelo sentimento do ser humano há uma relação afetiva e emotiva da realidade. Subjetivo na qual é organizada a partir dos critérios pessoais. Assistemático, não busca explicação de como foram adquiridas, nem como podem ser justificada. Acrítico, evidencia empíricas são tidas com verdadeiras e inquestionáveis. Entre outras características. Conhecimento filosófico: O objeto da filosofia é precisamente um conhecimento de feições e ocorrências. É assim conhecimento do conhecimento. Suas filosofias apresentam alguns traços essenciais como: Reflexiva aborda o que já foi dito do real possibilitando a procura do significado que esta nas entrelinhas, algo que não foi dito claramente. Sistemática enuncia de maneira organizada, lógica e coerente, evitando o principio da não contradição. Racional opera com provas e fundamentações baseadas de razoes consistentes, constituindo um conjunto lógico entrelaçado. Critica colocam em questão os fundamentos de todo o