Planejamento turístico
Alunas: Marianna Lins
Carolina Lopes Pereira
1. Os autores dizem que, se não for bem monitorada e planejada, a atividade turística pode trazer mais malefício do que benefício, na medida em que causa muitas vezes degradação ambiental, exclusão social e aumento de pobreza.
2. Sworbrooke, em seu parecer, nos fala que o governo tem função principal no desenvolvimento de maneiras sustentáveis do turismo, criando infraestrutura, legislações específicas, fiscalizando-as, dentre outras medidas.
3. No texto, o conceito de desenvolvimento insustentável está ligado à criação de infraestrutura de acessibilidade para os locais turísticos, onde a falta de manutenção pode acabar degradando um lugar que, anteriormente a estas construções, tinha um equilíbrio perfeito em seu ambiente.
4. Os governos moldam as decisões das empresas oferecendo facilidades fiscais com o objetivo de minimizar os danos ambientais, e, ainda, ajudar as empresas a obterem mais vantagens financeiras.
5. Unidade de conservação de uso sustentável são áreas protegidas com regras próprias de uso e manejo com o objetivo de compatibilizar o uso da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais.
6. A fauna, relativamente pobre, marinha encontra-se no extenso litoral; a faixa de areia compreende a praia propriamente dita. as diversas formações vegetais vivem cerca de uma centena de aves florestais.
7. A presença do homem na Ilha do Mel vem pertubando cada vez mais o ambiente natural. A preocupação com os aspectos ecológicos da Ilha levou a Associação de Defesa e Educação Ambiental (ADEA) a propor seu tombamento, que resultou na criação da Estação Ecológica da Ilha do Mel. Apesar de todos os esforços no sentido de conservar a ilha, esta continua sofrendo interferência de pessoas inescrupulosas que danificam ou invadem e ocupam ilegalmente áreas protegidas.
8. O desenvolvimento do turismo que se tem documentado na Ilha do Mel data