Planejamento turistico
INTRODUÇÃO
O crescimento turístico intensificou-se nas últimas décadas, tornando-se foco do estudo de especialistas das áreas econômicas, sociais, culturais, políticas e educacionais.
Este trabalho, em reconhecimento à importância de um planejamento, fornece uma visão geral e concisa do desenvolvimento teórico para o setor turístico.
"Para planejar qualquer coisa é preciso olhar de fora, ter uma visão global do problema a ser resolvido ou do objetivo a ser alcançado; adotando procedimentos que procuram conciliar as necessidades do desenvolvimento econômico com propostas socialmente justas e ecologicamente equilibradas".
PLANEJAMENTO TURÍSTICO
O turismo não pode organizar-se e desenvolver-se sem que haja planejamento e definição de objetos a serem alcançados. O Secretário Executivo do Conselho do turismo do Conselho Nacional do Comercio (CNC) foi muito feliz quando afirmou:
"É certo que, como em outros setores de atividade, a dinâmica operacional do turismo não pode parar, depende de planejamento e marketing. Planejar para assegurar no futuro a posição conquistada, interligando a situação presente e sua evolução, criando condições novas para aspirações maiores, objetivos, meios e métodos para atingir metas mais ambiciosas. O ciclo atual de massificação do turismo é ideal para essa acomodação se serviços e facilidades que atraiam consumidores criem apelos para a conservação de mercados, evitando a fuga de viajantes para outros destinos.’’
Desenvolvimento Sustentável:
Essencialmente, sustentável quer dizer algo que pode se sustentar. No entanto não é possível que algo se sustente se tudo que o envolve não está funcionando com o mínimo de organização.
Desde o século XVIII, segundo a intelectual Ruschamm, o turismo era caracterizado pela descoberta da natureza e das comunidades receptoras. A partir daí, foram surgindo novas nomeações e projetos baseados em fazer turismo. Sem uma devida organização e