Relat Rio De Equilibrio Quimico
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PRÁTICA Nº 5
EQUILÍBRIO QUÍMICO ÁCIDO-BASE
Alunos: Albert Torres Alecsander Araújo Deivson Lucas Sabrina Albuquerque Victória Milanez
Turma: 2014.2
Disciplina: Química I
Professor: Gilson Lima
Caruaru, 16 de dezembro de 2014.
1 INTRODUÇÃO
Segundo Brown 2008, a condição na qual as concentrações de todos os reagentes e produtos em um sistema fechado param de variar com o tempo é chamada equilíbrio químico.
O equilíbrio químico é uma situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo. Teoricamente, toda a reação química ocorre nos dois sentidos: de reagentes se transformando em produtos e de produtos se transformando de volta em reagentes. No equilíbrio envolvendo ácidos e bases é importante saber o que são substâncias ácidas e substâncias básicas. O estudo do equilíbrio ácido-base permite, entre outras coisas, prever a força dos ácidos e bases, ou seja, a capacidade que um tem de doar próton e outro de receber. O valores do Ka ou Kb obtidos a partir do cálculo podem contribuir para verificar se um ácido ou uma base são considerados fortes ou fracos.
Segundo Arrhenius (1887), os ácidos são substâncias que ionizam fornecendo íons H+, e bases são substâncias que dissociam em íons OH-, ambos na presença de água. Estes íons por sua vez reagem com a água formando o íon H3O+ também chamado de Hidrônio. Substâncias ácidas são consideradas perigosas pelo fato de terem a propriedade de destruir estruturas moleculares assim como dissolver matéria orgânica com muita facilidade dependendo da força e da concentração do ácido. Existem ácidos fortes que em alta concentração conseguem diluir metais bastantes resistentes como o Magnésio por exemplo. Isto ocorre devido à oxidação promovida pelos