Personalidade- o Diabo Veste Prada
Para Schein, a cultura é
“um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejado para ser transmitido aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação aqueles problemas”.
Para Jacques,
“a cultura organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartidas em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos no serviço da firma”. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não-escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.
A cultura precisa se alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização, como planejamento, organização, direção e controle para que se possa conhecer melhor a organização.
Cada organização tem a sua própria cultura. Cada organização cultiva e mantém a sua cultura.
Assim, cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização.
Na realidade, a cultura é a maneira como cada organização aprendeu a lidar com o seu ambiente, representa o modo particular de uma organização funcionar e trabalhar.
CARACTERISTICAS DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhado pelos membros que diferencia uma organização das demais. Esse sistema é um conjunto de características-chaves que a organização valoriza. Existem sete características básicas que, em seu conjunto, capturam a essência da cultura de uma organização.