guerra do paraguai
Depois da guerra, boa parte das melhores terras do Paraguai foi anexada pelos vencedores. ((O Brasil ficou com a região entre os rios Apa e Branco, aumentando para o sul o estado do Mato Grosso. A Argentina anexou o território das Missões e a área conhecida como Chaco Central (território argentino de Formosa) e tornou-se o mais forte dos países do Prata.))
Embora a guerra tenha terminado em 1870, os acordos de paz não foram concluídos de imediato. O Brasil assinou um tratado de paz em separado com o Paraguai, em 9 de janeiro de 1872, obtendo a liberdade de navegação no rio Paraguai.
Somente na Conferência de Buenos Aires, em 1876, a Argentina reconheceu a independência de Portugal.
Doenças decorrentes da má alimentação e péssimas condições de higiene parecem ter sido a causa da maior parte das mortes.
Para o Paraguai:
-Morte cerca de 80% da população(a sua maioria homens). É provável que houvesse cerca de 2 mulheres para cada homem no Paraguai em 1870 no final da guerra.
- As aldeias paraguaias destruídas pela guerra foram abandonadas e os camponeses sobreviventes migraram para os arredores de Assunção, dedicando-se à agricultura de subsistência. As terras das outras regiões foram vendidas a estrangeiros, principalmente argentinos.
-A indústria foi arrasada e o país voltou a dedicar-se quase que exclusivamente à produção agrícola. O Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento industrial e econômico.
-As necessidades de recursos financeiros levaram o país à dependência de capitais estrangeiros.
Para o Brasil:
-Aproximadamente 50 mil mortos.
-Economicamente, o conflito gerou muitos encargos e dívidas que só puderam ser sanados com empréstimos estrangeiros, o que fez aumentar nossa dependência em relação às grandes potências da época (principalmente a Inglaterra).
- A escravidão passou a ser questionada, pois os escravos que lutaram pelo Brasil permaneceram escravos.
-Provocou o