projetos
Nome da escola: EMEF Desembargador Amorim Lima – pública – Bairro Vila Indiana - São Paulo – SP
Ano de realização: 2004 "Educar é mais do que preparar alunos para fazer exames, mais do que fazer decorar a tabuada, mais do que saber papaguear ou aplicar fórmulas matemáticas. É ajudar as crianças a entender o mundo, a realizarem-se como pessoas, muito para além do tempo da escolarização." In, Projecto Educativo "Fazer a Ponte"
As mudanças mais profundas começaram a partir da chegada da diretora Ana Elisa Siqueira em 1996.
A primeira ação prevista no PPP foi á derrubada das cercas em volta dos pátios, tornando o ambiente mais agradável e como um voto de confiança aos alunos, o projeto foi pensando devido á alta evasão escolar e a preocupação com o triste fim dos alunos evadidos.
A sala da diretora deixou de ser um lugar de punição e passou a ser um local de portas sempre abertas para alunos, passou ser um local de transformação. Os alunos mais avançados passaram a ficar mais tempo na escola fora do horário de aula e se tornaram monitores em atividades variadas.
Contanto com o apoio dos pais, a escola passou a oferecer atividades extracurriculares. Foram instaladas diversas oficinas dentre elas a de Cultura Brasileira, Educação Ambiental e teatro.
A direção em conseguiu apoio externo primeiro do Projeto Crer para Ver da fundação Abrinq durante dois anos e depois da Fundação Camargo Correia.
Outro fator importante foi á definição de um Conselho de Escola participativo.
Após analise diagnostica o Conselho de escola definiu quais os problemas a serem resolvidos, a partir dos dados coletados a comissão buscou soluções em conjunto.
Em 2003 a Comissão e o Conselho de escola elencaram diversos problemas escolares, resolveram convidar a psicóloga Rosely Sayão, a fim de formular algumas mudanças para uma efetiva melhora na escola.
A psicóloga apresentou lhes um vídeo da