Personalidade Juridica
Primeiramente o autor destaca que a personalidade é uma característica do ser humano e que está em “construção”, havendo fatores físicos, fisiológicos, psíquicos e morais que de forma que, interligados, são essenciais para determinar a individualidade de cada ser.
FREUD
Elaborou concepções do aparelho psíquico
ENTENDIMENTO
1ª Tópica: modelo topográfico
(neste primeiro processo a energia psíquica se escoa livremente, passando sem barreiras de uma representação para a outra.
Inconsciente
Refere-se ao material não disponível à consciência ou ao escrutínio do indivíduo, constituída por desejos, pulsões, tendências e recordações recalcadas, fundamentalmente de caráter sexual: medos, motivações violentas, impulsos imorais, desejos egoístas, experiências vergonhosas, desejos irracionais e desejos sexuais inaceitáveis.
Pré
Consciente
Relaciona-se aos conteúdos que podem facilmente chegar à consciência, ou seja, conteúdo capaz de tornar-se consciente: memórias e conhecimentos guardados.
Consciente
Diz respeito à capacidade de ter percepção dos sentimentos, pensamentos, lembranças e fantasias do momento, recebe tanto as informações do mundo exterior quanto do mundo interior: percepções e pensamentos.
2ª Tópica: modelo estrutural
(neste segundo processo a energia começa por estar ligada antes de se escoar de uma forma controlada. As representações são investidas de uma maneira mais estável, a satisfação é adiada, permitindo assim experiências mentais que põe à prova os diferentes caminhos possíveis de satisfação.
Ego
Tem função medidora e exercício principalmente a nível consciente e pré-consciente, embora também contenha elementos inconscientes, pois evoluiu do id. Regido pelo princípio da realidade, o ego cuida dos impulsos do id, tão logo encontre a circunstância adequada. Desejos inadequados não são satisfeitos, mas reprimidos: EU SOU
Superego
Serve como um censor das funções do ego (contendo