Personalidade adulta do homem
O fato acentuado na personalidade adulta normal masculina é a sua capacidade de adaptação e de resistência às contrariedades. Temos em funcionamento três mecanismos psíquicos de adaptação que são: mecanismo de negação, realização imaginaria do desejo e a substituição ou sublimação. Os desejos dispõem de outros três meios de realizar-se sem causar um maior mal-estar à consciência moral que são: mecanismos catatímicos, de projeção e de racionalização. O equilíbrio entre eles resulta na conduta normal da personalidade, e o predomínio de qualquer um deles mostra uma personalidade mal preparada para o convívio em sociedade.
1. Negação do desejo :
A adaptação por negação consiste em apresentar contradições ao fundamento do desejo até o individuo se convencer de que seu desejo desapareceu.
2. Realização imaginaria do desejo:
A adaptação nesse caso é refugiar-se nos seus pensamentos. As pessoas que o tem em excesso se satisfazem apenas com o fato imaginarem o que querem, perdendo na maioria das vezes a oportunidade de concretização.
3. Sublimação, substituição ou transferência:
Este meio de adaptação é o mais eficaz e o mais comum no adulto normal, porque consiste em desviar a tendência ou o desejo, por um caminho “menos complicado”, onde ele possa satisfazer-se e descarregar a sua energia. Toda a sublimação pressupõe a possibilidade de que a energia afetiva se desloque ou translade de um a outro conteúdo metal.
Há outros três mecanismos que permitem às vezes que essas tendências sejam abertamente manifestadas pela produção de uma mudança na concepção do individuo e dos outros que o rodeiam.
Esses mecanismos são : catatimia, projeção e racionalização.
4. Catatímia : Em virtude dela nossa percepção sofre a influencia de nossa tendência afetiva; vemos as coisas não como são, mas como gostaríamos que fossem. Em algumas ocasiões a influencia da tendência afetiva é exercida em sentido negativo, e a catatimia atua de modo