desenvolvimento da adulto na velhice
Influências no desenvolvimento
Fragmentação da idade adulta e da velhice em agrupamentos:
Idade adulta inicial – 25 a 40 anos;
Idade adulta média – 40 a 65 anos;
Idade adulta tardia ou velhice precoce – 65 a 75 anos;
Velhice tardia – após os 75 anos.
Influências no desenvolvimento
Idade adulta e velhice são etapas da vida que estão abertas a mudanças, sensíveis às diversas fontes de influências.
Na idade adulta e na velhice, há, efetivamente, perdas e declínios, tal como sustentavam os velhos esteriótipos, mas também há ganhos, aquisições, conquistas, acréscimos e reorganizações que contrariam essas velhas crenças.
Influências no desenvolvimento
São etapas tão evolutivas quanto podem ser a infância ou adolescência, muito embora tenham características bem peculiares.
Mudanças biológicas
O corpo humano atinge sua maturidade entre os 25 e os 30 anos, etapa que se considera caracterizada pelos maiores índices de vitalidade e saúde.
Podemos afirmar que apesar da existência do processo de envelhecimento, nosso corpo e os diversos órgãos são potencialmente capazes de manter um correto funcionamento biológico até idades muito avançadas, permitindo a adaptação às demandas do ambiente.
Mudanças biológicas
Existe um amplo consenso entre o envelhecimento primário e secundário:
Envelhecimento primário: consiste em processo de deterioração biológica, geneticamente programados, que acontecem inclusive nas pessoas que têm muita saúde e que não passaram por doenças graves na vida.
Mudanças biológicas
O processo do envelhecimento está programada pelo nosso sistema biológico, isto é, inevitável sob quaisquer circunstâncias individuais e ambientais.
O envelhecimento primário é, pois, inevitável, universal e, até onde sabemos, também irreverssível.
Mudanças biológicas
O envelhecimento secundário: refere-se aos processos de deterioração que aumentam com a idade e se relacionam com fatores que podem ser